SOCIAL | Parque Botânico de Vale Domingos
O Parque Botânico de Vale Domingos é uma IIES, que nasceu com o objetivo de dar resposta aos problemas sociais da comunidade, devido ao aumento exponencial dos comportamentos de risco dos jovens e adultos, ao nível da criminalidade e toxicodependência.
Designada em 2015 como ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social), pelo conselho académico e científico do MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, o Parque Botânico de Vale Domingos, assume uma particularidade fortemente inovadora: é uma iniciativa que nasce no seio da comunidade, dinamizada pela comunidade e para benefício da comunidade. Assume ainda, a transversalidade de uma intervenção, que contempla três eixos prioritários nos atuais quadros comunitários europeus – inclusão social, empreendedorismo e inovação social.
A vontade em unir a população em torno de um projeto coletivo e de transformar o paradigma da comunidade, estigmatizada e pouco desenvolvida, fomentaram a criação do Parque Botânico, enquanto iniciativa de índole social. O Parque Botânico de Vale Domingos é uma obra pública, ambiciosa feita pela própria população.
A ambição da iniciativa revela-se na transversalidade dos 3 eixos que domina:
1. Inovação social
A IIES é socialmente inovadora (já distinguida como ES+) visto que pretende criar um Parque Botânico no meio do concelho, desenvolvido pela comunidade, em parceria com diferentes entidades locais e com ambição de crescimento e desenvolvimento que atende a um patamar de reconhecimento social. Ademais, coloca o centro da intervenção na comunidade, destacando e valorizando o seu contributo na geração de impactos sociais e no desenvolvimento local.
2. Inclusão social
A IIES é 100% inclusiva visto que é conseguida pelo árduo trabalho dos diversos voluntários locais (indivíduos da comunidade) que trabalham regularmente na limpeza, na plantação e na manutenção da obra. Ademais, e já com evidências de impacto, impulsiona a alteração de comportamentos sociais; estimula sentimentos positivos como o de utilidade, o de pertença social e o de inclusão e promove uma nova imagem da comunidade de Vale Domingos que é, em larga maioria, constituída por elementos de etnia cigana.
3. Empreendedorismo social
A IIES é empreendedora, porque dota os envolvidos com novas competências que, em complemento à sua experiência de vida, promovem o desenvolvimento de novas ideias, de novas atividades e, até, de novos negócios. A IIES tem relevado o seu valor social ao impulsionar o desenvolvimento da comunidade de Vale Domingos através do acesso a novas oportunidades e ao apoio, a novas ideias que se demonstrem atrativas.
A mais-valia da IIES é clara.
Além da transversalidade dos eixos acima referenciados, a IIES está desenhada para ser – e é – uma iniciativa totalmente inclusiva, abrangente em termos populacionais e geográficos e geradora de impactos sociais. A otimização de recursos é sobretudo na mão-de-obra, é um dos pontos fortes da IIES. Os voluntários, uma vez que reconhecem a iniciativa como forma de desenvolvimento e de melhoria das suas próprias condições de vida, são ativos e disponibilizam-se para o trabalho no Parque Botânico (limpeza, plantação e manutenção) e para a prestação de apoio aquando da promoção de atividades no Parque. Os materiais e as maquinarias necessárias à reestruturação do espaço também são disponibilizadas pelo município e por entidades locais que acreditam no potencial da IIES.
Por isso, consegue gerar impactos junto dos públicos-alvo (totalidade da comunidade) e das entidades públicas, privadas e da economia social. Abarca uma missão de resolver os problemas e as necessidades sociais e de se tornar uma referência no local. Pretende, assim, ser a porta de boas-vindas para todos aqueles que cheguem a Vale Domingos e que queiram perceber que a comunidade, é mais do que uma comunidade problemática.
Em suma, o problema social é real, limitador à mudança e com consequências, severas na comunidade. Assim, foi fulcral implementar uma solução voltada para a geração de impactos sociais e para a transformação social.