AMBIENTAL | O Grande Livro do Parque
Um projeto pensado e criado para valorizar o património natural do Parque Botânico de Vale Domingos.
O Grande Livro do Parque é um projeto de divulgação e preservação da biodiversidade do Parque Botânico de Vale Domingos que se materializa pela produção de conteúdos de sensibilização ambiental e materiais didáticos. O objetivo último é promover o interesse pela Natureza e pela sua proteção junto do público em geral, em particular dos mais jovens.
O âmbito do projeto pode ser dividido em dois grandes eixos de ação:
1 – Identificar o património natural do Parque Botânico de Vale Domingos;
2 – Promover o Parque e a sua diversidade ecológica através da produção de materiais de divulgação e conteúdos didáticos.
Conhecer para divulgar
O primeiro grande objetivo deste projeto era conhecer o património natural existente no Parque Botânico de Vale Domingos, com particular foco na flora e fauna autóctones. Para tal, levou-se a cabo um levantamento das espécies de flora, fauna e entomofauna no Parque. Esta informação permitiu a criação de placas de identificação dos nomes das espécies para colocação junto das principais espécies botânicas existentes no Parque, nomeadamente das espécies de interesse local e de alto valor de conservação, bem como nas espécies invasoras. As placas incluem ainda informação de interesse cada espécie permitindo aos visitantes analisar e perceber as particularidades de cada espécie com a qual se vão cruzando.
A identificação das espécies permitiu ainda proceder à geolocalização das várias espécies de flora.
A distribuição das referidas espécies em toda a área do Parque é visível neste mapa.
Divulgar para proteger
Conhecer as espécies do Parque é o primeiro passo para definir um plano de preservação da biodiversidade. O segundo passo é dar a conhecer essa riqueza biológica e ecológica ao público: essa sensibilização ambiental é uma componente fundamental para a preservação do património natural do Parque.
GUIA DE FAUNA E FLORA
Com base no levantamento das espécies existentes no Parque foi desenvolvido um catálogo da fauna e da flora do Parque. O objetivo do guia é dar a conhecer a diversidade de seres vivos do local e despertar, a quem o consulta, a curiosidade pela descoberta da Natureza. Escrito com uma linguagem simples e acessível a todos, este guia reserva uma página para cada espécie do Parque, apresentando fichas técnicas com inúmeras informações interessantes: imagens representativas, principais características, distribuição ou zona de origem (no caso de espécies exóticas), estatuto de conservação e curiosidades. Muito mais do que uma lista de espécies, este guia é um repositório e uma celebração da biodiversidade do Parque.
O GRANDE LIVRO DO PARQUE
Uma peça com conteúdos relacionados com a vertente ambiental da zona, da sua biodiversidade, e das várias atividades relacionadas com o Parque, de forma a sensibilizar os visitantes para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade. O livro conta um pouco da história do Parque, desde o início dos trabalhos de preparação do terreno até à inauguração. É uma peça de grande formato, construída para ser consultada e explorada pelos visitantes do Parque. A história é contada por uma formiga curiosa, a personagem principal do livro, que leva os leitores numa viagem pelo Parque Botânico explorando algumas das mudanças pelas quais o Parque foi passando e mostrando as principais espécies de flora e de fauna que dele fazem parte.
A GRANDE ENCICLOPÉDIA DO PARQUE
Este compêndio do vasto património natural do Parque apresenta a biodiversidade do Parque de uma forma lúdica e graficamente muito apelativa, pensada especialmente para os mais novos, mas de grande interesse para todas as idades. A obra está dividida em grandes blocos temáticos e reúne as informações mais importantes sobre os seres vivos do Parque, oferecendo respostas sobre a forma como funciona o ecossistema do Parque e de que forma se interligam a fauna e a flora que nele habitam. Uma forma divertida e prática de descobrir o Parque Botânico e de despertar a curiosidade dos visitantes.
À DESCOBERTA DO PARQUE – CADERNO DE ATIVIDADES
Educar, sensibilizar e fomentar a Educação Ambiental são premissas essenciais deste projeto. Neste âmbito e a pensar nos mais novos foi criado um caderno com atividades concebidas de raiz para este projeto e onde as crianças são convidadas a aprender mais sobre as espécies do Parque e a desenvolverem uma interação saudável e responsável com a Natureza. Esta é uma ferramenta de aprendizagem e sensibilização para a preservação e proteção de espécies, totalmente alinhada com os objetivos deste projeto e relevante para formação de jovens mais ativos na preservação do Parque e do meio ambiente em geral.
PAINÉIS TEMÁTICOS
UM ECOSSISTEMA PARTICULAR
Este painel foi construído com o intuito de mostrar a origem das árvores do Parque e a importância da existência dessa enorme variedade de espécies oriundas de diferentes partes do globo. O painel destaca como esta diversidade de origens cria condições e vários nichos para a fauna existente na região, facilitando a sua fixação e a escolha deste tipo de parques urbanos como um local de passagem, alimentação, refúgio e descanso, contribuindo para o aumento da biodiversidade local.
AS PRINCIPAIS COLEÇÕES
O Parque Botânico de Vale Domingos é composto por várias coleções de plantas, entre as quais as magnólias e os áceres que se destacam tanto pela quantidade como pela diversidade: o parque tem a maior variedade de magnólias (136 no total) e o maior conjunto de áceres (cerca de 76 espécies) da Península Ibérica. Era imperativo realçar esta particularidade e foi com esse propósito que se criou um painel dedicado a estes dois grandes grupos de árvores.
A HISTÓRIA DO PARQUE BOTÂNICO
A ideia de construção do Parque nasceu em 2010, fruto da vontade de unir a população da aldeia de Vale Domingos e de transformar a zona num ponto de convergência da comunidade, atração turística e de promoção de atividades de sensibilização e educação ambiental. Desde o esboço inicial até à inauguração, o Parque passou por inúmeras transformações e etapas: essa história, indissociável da própria história do lugar de Vale Domingos, fica imortalizada neste painel, onde habitantes e visitantes podem conhecer ou revisitar a história do Parque através das datas mais marcantes da sua história.